sexta-feira, 22 de maio de 2015

Mais de mil jovens se inscrevem para peneira do Bahia em Candeias


Parceria da Prefeitura com o Clube bate recorde na 1ª peneira e seleciona um jovem de Passé; Candeias é a 1ª cidade a se tornar Centro de Avaliação do Bahia fora de Salvador.
Foto: Divulgação/Assessoria
Foi dada a partida em busca de novos craques do futebol baiano. Após fechar uma grande parceria com o Esporte Clube Bahia para a realização de ‘peneiras’ na cidade e inscrever 390 jovens em apenas um mês, a Prefeitura de Candeias, através da Secretaria Municipal da Juventude, comemora o anúncio de que a cidade agora é o 1º Centro de Avaliação do Clube fora da capital baiana. Além dos inscritos, compareceram na peneira inaugural realizada nesta quinta-feira (21), mais de mil jovens interessados na seleção.
O coordenador de capacitação das divisões de base do Bahia, Aldo França, experiente no recrutamento de atletas há quase trinta anos, explicou, em primeira mão, o porquê de ter sido Candeias a cidade escolhida para ser o 1º Centro de Avaliação. “Aqui é o primeiro lugar, fora de Salvador, que o Bahia está abrindo para a realização das peneiras. O Clube vai abrir mais alguns centros em outras cidades, mas Candeias foi o primeiro centro porque foi a Secretaria da Juventude daqui que nos procurou. Primeiro nos procurou para apresentar um garoto daqui chamado Natã, que inclusive já está com a gente há dois meses treinando em Salvador. E foi nesse contato que a Secretaria da Juventude nos apresentou essa proposta”, contou o coordenador.
Ainda durante a abertura da peneira inaugural, Aldo França, também se disse muito otimista em relação aos meninos de Candeias e região. “Vamos nos esforçar para que todos sejam vistos. O Bahia vai estar aqui avaliando atletas todo mês e eu não tenho dúvida que deste primeiro Centro vão sair atletas. Vamos ter uma atenção especial com Candeias, a imprensa baiana já está divulgando porque isto aqui é um trabalho sério”, disse. Quem também faz parte da equipe técnica das peneiras em Candeias é o ex-jogador do Bahia Dico Maradona, grande expoente do futebol baiano.
Para o secretário municipal Leonardo Dias, as peneiras do Bahia em Candeias é uma grande chance para mostrar o talento e incentivar a prática esportiva. “O Esporte Clube Bahia é o maior clube de futebol do Norte-Nordeste e um dos maiores do Brasil. Ao buscar essa parceria, a Prefeitura de Candeias pensou no fomento ao esporte e também na realização de um sonho de muitos meninos da cidade, que é de se tornar um jogador de futebol profissional. Então essas peneiras na verdade é uma grande oportunidade que esses jovens agora vão ter para ser avaliados”, declarou Leonardo Dias. Ainda de acordo com o secretário, jovens das cidades vizinhas como Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e outras também podem participar, já que Candeias agora é um polo de seleção para toda a região.
“Ficamos muito felizes por esta parceria e mais felizes ainda em saber que conseguimos ser a primeira cidade de Centro de Avaliação de um Clube tão grandioso como o Bahia. Queremos recrutar o máximo de talentos de toda a região para finalmente o Clube encontrar os melhores,” concluiu.
1ª peneira
Nessa primeira seleção, a equipe técnica do Bahia avaliou os meninos nascidos nos anos de 2002 e 2003, e um jovem do distrito de Passé já foi selecionado. Agora, ele vai morar na sede do Clube em Salvador, onde será treinado e constantemente avaliado.
As demais peneiras serão periódicas, por faixas etárias e com datas divulgadas com antecedência pela Secretaria da Juventude de Candeias.
Inscrições
A chamada ‘peneira’ é o método de avaliação e seleção de atletas por clubes de futebol. Para participar das peneiras do Bahia, os interessados nascidos entre os anos de 1997 e 2002 devem se inscrever na sede da Secretaria da Juventude, situada na antiga Estação Ferroviária, no bairro Pitanga, levando apenas original e cópia da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento.
 Fonte: Acorda cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário