Em 2015, com exceção da Chapecoense, todos os clubes da Série A recorreram ao uso das divisões de base com frequência durante o ano. Alguns com mais e outros com menos sucesso, mas mostrando que a quase eterna crise econômica vivida pelas instituições abre espaço e força uma renovação constante que tem, em alguma medida, pontos positivos. Veja como cada time da Série A utilizou a base em 2015:
CORINTHIANS
Malcom se firmou no time titular de vez e fez gols decisivos. Além disso,
Guilherme Arana teve uma boa sequência de jogos, apesar de oscilar um pouco durante o ano. Marciel, melhor jogador da Copa São Paulo, fez um gol importante contra o Fluminense, e Yago retornou para mostrar que pode compor bem o elenco. O saldo é positivo em relação a anos anteriores.
Aposta do blog para 2016: Matheus Pereira (meia)
ATLÉTICO-MGPoucas revelações subiram em 2015, e Carlos, que foi decisivo na Copa do Brasil de 2014, está em baixa. De positiva, fica a afirmação de Jemerson, agora zagueiro de Seleção. O retorno de
Lucas Cândido no fim do ano foi importante, mas Eduardo, volante em quem se aposta muito, ainda não se firmou definitivamente como titular.
Aposta do blog para 2016: Capixaba (meia-atacante)
GRÊMIOO ano foi muito positivo para Walace, que se firmou de vez como volante titular. Luan, que chegou ao clube no fim da formação e foi revelado no Tanabi, foi um dos melhores jogadores do campeonato, apesar de mostrar certa displicência em alguns momentos. Outros jogadores, como Pedro Rocha e Everton, tiveram boas chances de mostrar serviço.
Aposta do blog para 2016: Arthur (volante)
SÃO PAULOEm meio ao ano caótico, o time teve bons nomes da base se firmando.
Lucão é o principal deles e
Rodrigo Caio tornou-se um dos líderes do elenco. Matheus Reis, lateral-esquerdo, teve um desempenho razoável. Outro nome que atuou com frequência foi o zagueiro Lyanco. A nota negativa é o quase inexplicável empréstimo com opção de compra de Ewandro, melhor jogador da geração mais vencedora do clube dos últimos tempos, ao Atlético-PR.
Aposta para 2016: David Neres (meia-atacante)
INTERO clube que mais usou a base entre os primeiros colocados do Brasileirão, graças à coragem de Diego Aguirre (barrou Nílton para colocar
Rodrigo Dourado, por exemplo) e ao bom trabalho feito no sub-23. Além de Dourado, se destacaram Valdívia, artilheiro do time no ano com 19 gols, William e Alisson, este último titular da Seleção principal.
Aposta do blog para 2016: Gustavo Ferrareis (meia-atacante)
SPORTDepois de muitos anos, o clube fez uma boa venda com
Joelinton, de apenas 19 anos, que foi para o Hoffenheim, da Alemanha. Neto Moura, meio-campista, participou bastante do Brasileirão, e há a expectativa por mais jogadores nos próximos anos. Renê, lateral-esquerdo, deixa o campeonato cobiçado por vários clubes, e Ronaldo, volante, cresceu muito após a chegada do técnico Falcão.
Aposta do blog para 2016: Fábio (meia)
SANTOSManteve a média de jogadores utilizados em 2014, e pode comemorar a afirmação definitiva de
Gabriel como um dos melhores atacantes do Brasil. Além disso, surgiu Thiago Maia, que tomou de assalto a posição de volante. Zeca e Gustavo Henrique também se tornaram titulares com justiça. O ponto negativo foi a temporada de Caju, que começou o ano como titular da Seleção sub-20 e terminou na reserva do clube.
Aposta do blog para 2016: Guilherme (volante)
CRUZEIROMesmo com um time reformulado, a base foi pouco prestigiada. Nomes como Bruno Edgar e Eurico jogaram pouco, e Mayke, em má fase, perdeu a posição na lateral direita, enquanto
Alisson sofreu com lesões. Os pontos positivos foram Marcos Vinícius e Allano, revelados em outros clubes e contratados ainda para a base.
Aposta do blog para 2016: Fabrício (zagueiro)
PALMEIRASO excesso de contratações impediu em alguns momentos o aproveitamento de jogadores da base. Nathan, zagueiro, foi um dos mais prejudicados. Mas no fim do ano o Verdão virou o jogo, com
Gabriel Jesus e Matheus Sales. João Pedro, que foi titular no Mundial Sub-20, ainda precisa evoluir defensivamente.
Aposta do blog para 2016: Augusto (zagueiro)
ATLÉTICO-PRTeve em
Otávio, volante, seu principal jogador em 2015. Marcos Guilherme teve bons momentos e segue em ascendente na carreira, mas ainda precisa de mais regularidade, assim como Hernani. As perspectivas para 2016, com a subida de mais uma geração talentosa, são boas.
Aposta do blog para 2016: João Pedro (meia)
PONTE PRETAUtilizou muito pouco a base em 2015.
Leandrinho, um dos principais nomes da Seleção sub-17, não tem contrato profissional com o clube e foi pouco utilizado. Com a chegada do competente Rodrigo Leitão na coordenação, a tendência é que o processo de formação melhore, mas os resultados surgirão apenas no longo prazo.
Aposta do blog para 2016: Ravanelli (atacante)
FLAMENGOMuito questionada em 2014, a base rubro-negra não chegou a dar uma reviravolta, mas mostrou bons indícios de recuperação em 2015. O principal deles foi a afirmação de Jorge no time titular. Jajá, que iniciou o ano mais badalado, chegou a jogar alguns jogos, mas terminou como reserva, e Matheus Sávio, após bons jogos no Campeonato Carioca, voltou aos juniores.
Aposta do blog para 2016: Ronaldo (volante)
FLUMINENSEO clube que melhor vendeu em 2015. Kenedy e Gerson renderam um bom dinheiro, e a reposição, com Gustavo Scarpa e um desacreditado Marcos Junior, foi qualificada. Na lateral esquerda, Léo Pelé foi bem, e na zaga, Marlon se firmou de vez, mesmo com alguns erros cometidos.
Aposta do blog para 2016: Danielzinho (meia)
CHAPECOENSENão utilizou ninguém revelado no clube no Brasileirão, e há a expectativa por uma reestruturação da base que possa ter resultados nos próximos anos. Mas ainda é pouco.
Aposta do blog para 2016: ninguém em especial
CORITIBADobrou o número de pratas da casa utilizados em relação a 2014 e o time sentiu o peso em alguns momentos. Mas
Juninho, zagueiro, termina o ano em alta, e há outras promessas com potencial, como os laterais Rodrigo Ramos e Henrique, e o atacante Evandro, autor de quatro gols na temporada.
Aposta do blog para 2016: Thiago Lopes (meia)
FIGUEIRENSEClayton, atacante de 20 anos, foi o principal jogador da equipe em várias partidas do Brasileirão e deve ser vendido. Yago, meia, fez bons jogos e pode assumir o papel de protagonista em 2016.
Aposta do blog para 2016: João Pedro (volante)
AVAÍTeve no volante
Renan, de apenas 18 anos, seu principal expoente em 2015. Apesar de ter sido suspenso por doping, ele tomou conta da posição no meio-campo e mostrou que pode ser útil para várias equipes da Série A que tentaram contratá-lo. Anderson Lopes, atacante, teve alguns bons momentos também.
Aposta para 2016: Nuno (zagueiro)
VASCOO Cruz-Maltino teve a afirmação de
Luan, que se tornou titular inquestionável em 2015. Mas Thalles, outrora visto como promessa, decepcionou. Jhon Cley, antes de ser vendido, teve uma grande atuação contra o Fluminense, e os goleiros Jordi e Charles não aproveitaram as chances que tiveram para deixar uma boa impressão.
Aposta do blog para 2016: Mateus Vital (meia)
GOIÁSFoi quem mais utilizou a prata da casa no Brasileirão, mas com jogadores muito jovens e sem os recursos de outras temporadas, acabou rebaixado. O time fez jogo duro para vender Erik, que acabou se salvando em meio à má campanha no fim. Felipe Macedo, zagueiro que chegou a ser cobiçado pelo Monaco, da França, alternou bons e maus momentos.
Aposta do blog para 2016: Léo Sena (meia)
JOINVILLEO time até chegou a dar chances para alguns jogadores da base, e o principal deles foi o volante
Kadu, titular em algumas partidas. Mas o excesso de contratações prejudicou a afirmação desses nomes, que podem ter mais espaço em 2016 na Série B e mostrar a qualidade do trabalho de formação que é feito por lá.
Aposta do blog para 2016: André Baumer (zagueiro)